Os morcegos são os únicos mamíferos capazes de voar, existem em quase todo planeta exceto na Antártida e por incrível que pareça representam 1/5 de todos os mamíferos da Terra. Compreendem 19 famílias sendo que 7 ocorrem somente em registro fóssil. Pertencem à ordem Chiroptera.
Possuem expectativa de vida alta, variando entre 10 e 30 anos.
Os morcegos em geral ficam abrigados durante o dia em locais como: cavernas, ocos de árvore, edificações (juntas de dilatação de prédios, porões, sótãos, cumeeiras sem vedação), folhagens, superfície de troncos e ocos de árvore, etc. Têm a dieta mais variada entre os mamíferos, pois podem comer frutos, sementes, folhas, néctar, pólen, artrópodes, pequenos vertebrados, peixes e sangue.
Todos os morcegos, independente do seu hábito alimentar, podem morder se forem indevidamente manipulados ou perturbados. Se estiverem infectados, podem transmitir a raiva que é uma doença sempre fatal, na ausência de tratamento apropriado. Portanto, deve-se evitar o contato direto com estes animais. Podem ser encontrados nos morcegos ou em suas fezes (acumuladas nos abrigos diurnos), vários agentes patogênicos (vários tipos de bactérias, fungos e vírus). Entre estes, podemos citar a presença de fungos, os quais se desenvolvem nas fezes de aves e morcegos, e que podem causar a histoplasmose (infecção respiratória).
Nunca se deve tocar nos morcegos que eventualmente entrem em casa ou apareçam caídos no jardim, visto que os morcegos para se defender podem morder.
Espécies comuns:
Morcego-das-casas (Tadarida brasiliensis): É a espécie de morcego mais frequente dentro das cidades e povoados. Possui cor castanho-amarronzada. Nos meses mais quentes costuma formar colônias que chegam a atingir milhares de indivíduos, normalmente em sótãos, forros escuros com condições adequadas de umidade e temperatura. Alimentam-se exclusivamente de insetos, principalmente besouros.
Morcego-de-cauda-grossa (Molossus molossus): É um morcego muito comum. Também frequentemente se refugia em telhados. Alimentam-se de insetos. Possui coloração castanha escura uniforme e é maior que o morcego-das-casas. Formam colônias menores. Seus locais de repouso são reconhecíveis pelo cheiro forte.